Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bloco dos Passo


O BLOCO DO PASSO

Criado pelo Professor Lucas Ciavatta, num momento de percepção das dificuldades de aprendizagem, o Bloco do Passo consiste numa nova proposta pedagógica onde o corpo é integrado a um conhecimento musical, proporcionando situações onde o aluno é um agente ativo na construção de seu próprio conhecimento.
Segundo o Professor Ciavatta, os alunos se sentem estimulados na aprendizagem quando tem que vencer algum desafio. Dessa forma, produzindo situações que despertem o interesse dos alunos, desafiando-os a novas descobertas, estaremos incentivando a aprendizagem, dinamizando todo o processo de ensino e mostrando que a cada dia podemos inovar na nossa prática pedagógica.

A prática Pedagógica / Mídias Digitais


PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS

 

O uso das multimídias na educação serve de auxílio no processo de ensino. Percebemos que é cada vez mais frequente o uso da tecnologia na escola.
Conheça as obras abaixo que comprovam isso:
- Cena do filme Kutoja: a última tricotada
-Takagi Masakatsu - COIEDA
-Pop
-Bloco do Passo - Saltos no Tempo
Analisando estas obras percebemos que todas se referem a um novo método de ensino, onde diversos tipos de arte apresentam-se integradas para a concretização de um objeto de estudo.
É inegável que a presença da tecnologia é responsável pelo surgimento de novas concepções de ensino-aprendizagem, bem diferente da visão tradicional que prevalecia no passado.




Hipermídia


Hipermídia Stop Motion

Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversTECNOLOGIAS EDUCACIONAISos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), deTim Burton. Outros como A Fuga das GalinhasA Noiva CadáverWallace e GromitCoraline e o Mundo SecretoO Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, majoritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos ficam com um toque característico distinto.
Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.
Portugal também tem algumas animações em stop motion ou o vedadeiro "boneco animado", sendo a mais relevante nestes últimos temos a galardoada curta A Suspeita de José Miguel Ribeiro.



terça-feira, 9 de agosto de 2011

TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO


CURSO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

ATIVIDADE 1.1

Vivemos num mundo dominado pela tecnologia. Isso é um fato com o qual não podemos discordar.
As tecnologias de comunicação atingem diretamente a escola, mas não devemos vê-las como um ET, e sim como um valioso auxílio na educação de crianças e jovens, visando a construção de um Brasil melhor.
Devemos fazer uso dessas tecnologias, pois elas podem nos ajudar muito.





Precisamos ficar atentos e acompanhar o uso que nossos filhos/ alunos estão fazendo dela. Pois, às vezes, os alunos sabem mexer no Orkut, sabem postar vídeos, baixar músicas, porém eles fazem isso no âmbito social para se comunicar com suas redes sociais, mas eles não sabem, por exemplo, fazer isso num nível profissional, tornando sua experiência formativa mais ampla. Para eles “mexer na Internet” é só diversão.

 O CONHECIMENTO

Buscando o conhecimento de novas tecnologias, nós professores, esperamos enriquecer nossa prática pedagógica, fazendo com que a busca pelo saber, por parte dos alunos, seja mais prazerosa. Os professores devem conhecer muito bem essas tecnologias que foram criadas para dinamizar o processo ensino-aprendizagem.
Certas práticas pedagógicas do passado, usadas na didática tradicional não tem mais espaço nos dias de hoje. Vivemos num mundo digital e não podemos simplesmente parar no tempo e fingir que não está havendo nada.
O mundo mudou, nossos alunos mudaram, e nós, profissionais da educação, também devemos buscar mudanças. E a tecnologia é a ferramenta de que dispomos para concretizar essa mudança interior e exterior, pois “o mundo é digital” e nosso pensamento também deve ser digital. A “decoreba”, a cópia e outras práticas ultrapassadas devem ser abolidas de vez, em prol dos nossos alunos e de uma educação de maior qualidade.

ATIVIDADE 1.2


Quem me conhece percebe que tenho determinação, fé e esperança, palavras mágicas que movem a minha vida.

Sou uma professora que não desiste nunca!
Quero ensinar aprendendo e aprender ensinando.
Ensinar algo não é fácil, mas é prazeroso compartilhar conhecimentos e saber que dali vamos abrir portas para o aluno sobreviver nesse mundo tão competitivo. Procuro mostrar aos meus alunos que nós somos o Brasil, e que, quando criticamos devemos pensar na solução. Acreditar no Brasil e em nós mesmos, buscando incessantemente o conhecimento, porque sem ele não somos nada. Todo professor tem a esperança de construir um futuro melhor e eu não sou diferente. Olho cada aluno como um futuro prefeito ou presidente do Brasil, com poderes para consertar o que puder ser consertado.
Sou uma incansável descobridora de talentos e idéias. Busco aprender mais e mais no meu dia-a-dia.

Sabendo que não sou dona da verdade, “só sei que nada sei”, disponho-me sempre a aquisição de novas teorias e métodos, visando aprimorar minha prática educativa.
Cada idade tem sua sabedoria. Às vezes, minha experiência profissional de vinte e seis anos entra em choque ao lidar com novos meios eletrônicos, com as novas tecnologias, muitas vezes facilmente dominadas pelos jovens.
Uso o meu passado como referência e o meu presente como instrumento para ser um professor “antenado” com a sociedade.
Sou um eterno aprendiz.

ATIVIDADE 1.4
A escola é vista como uma instituição produtora de conhecimento. Hoje, a escola tem que preparar seu aluno para a vida, ou seja, para a disputa do mercado de trabalho, para a construção de valores dignos, transformando-os em bons cidadãos produtores de idéias que viabilizem a construção de um mundo melhor. A escola é responsável pela escolha profissional do jovem no futuro, pela execução de seu projeto de vida.
A escola, entre tantas outras funções, é também um meio de socialização, um espaço não só de aprendizado de conteúdos, mas um ambiente de formação contínua, tendo claro que o aluno é sujeito transformador e traz conhecimentos prévios.
Não podemos desconsiderar a “cultura” que a criança traz de casa ou adquire fora da escola. É inegável a influência da TV sobre os jovens. Eles usam como modelo de vida o que lhes é mostrado, às vezes, de forma errada, criando falsos valores. Não devemos desconsiderar essa influência, devemos sim observá-la e direcionar o conhecimento para um aprendizado de vida mais eficiente.
Deve haver uma proximidade entre “escola X aluno X sociedade”. O professor deve planejar suas aulas a partir do desejo dos estudantes, pois assim ele abrirá as possibilidades de romper com a idéia de que há um conteúdo a ser seguido depois do outro, numa ordem lógica para aprender. O que é fundamental na aprendizagem é o interesse por parte dos alunos e sua aplicação em situações reais. Não cabe mais ensinar por ensinar, e sim, ensinar para viver.
O professor deve ser um pesquisador ativo e não apenas transmissor de conteúdos.
ATIVIDADE 1.7

O mundo tornou-se mais aberto, as distâncias estão mais próximas, pois as pessoas trocam mais informações através de computadores, celulares e outros aparelhos que existem por aí ou que ainda serão inventados. A sociedade foi seduzida por esse universo tecnológico.
Tanto as novas tecnologias como as tecnologias de informação e comunicação, no meu ponto de vista, agem como “sereias” do ensino eletrônico, pois fascinam a todos nós.
Os estudantes atualmente possuem maior familiaridade com as TIC, demonstrando habilidade e interesse, visando explorá-las enquanto meio de produção e conhecimento e de uso efetivo de variadas linguagens. Com relação aos alunos que ainda apresentam dificuldades, é inegável seu desejo de superá-las, porque cresce cada vez mais o interesse das crianças e jovens em entrar no mundo informatizado.
Cabe a nós, educadores, mostrarmos que esses instrumentos devem ser utilizados com moderação e responsabilidade, lembrando que a vida não é só Internet.

Aula: Água Fonte da Vida


Água fonte da vida ( Projeto)
Aula: Felix Miranda És Um Rio Que Transborda Em Minha Vida!
Objetivo: Conscientizar os alunos a preservarem a água no meio ambiente.
O Planeta pede Socorro!
Nos últimos tempos a situação do meio ambiente está muito crítica, o homem, as indústrias e outros vêm colocando o mesmo em destruição, vivendo de maneira desordenada, ou seja, poluindo, destruindo e colocando-o em risco; nem imaginam que agindo desta forma Ele vai acabar.
Precisamos nos unir enquanto estudantes e preservadores da vida para que o nosso planeta não acabe.
Envolvidos no projeto: professores: de língua portuguesa, matemática, historia, geografia, OPV, coordenação pedagógica, direção atual.
Participantes integrantes: Alunos do Noturno, EJA e Ensino Regular.
O Laboratório de Informática foi suporte para as pesquisas, criação de sildes e outros.
Desenvolvimento
·         Produção de textos
·         Pesquisas realizadas no (LTE)
·         Criação de slides
·         Paródia
·         Exposição de Cartazes
·         Musical Planeta Água (Guilherme Arantes)
Culminância
·         Palestra com Aristides Sofiati
·         Paródia
·         Apresentação de Slides
·         Teatro: A Carta 2070
·         Musical (transformação da água em vinho)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PEDRO DEMO


Desafios da Linguagem no século XXI
De acordo com o pensamento de Pedro Demo, vivemos um desafio que é conviver com a desigualdade entre a cultura cotidiana do aluno e aquela vivenciada na escola. Os jovens de hoje criam uma linguagem própria ao se comunicarem com colegas na Internet. Utilizam os recursos da multimídia (blog, site, etc.) com facilidade e, nesse novo mundo, não há mais lugar para uma linguagem tradicional e arcaica.
Às vezes, nos deparamos com reações de espanto quando falamos certas palavras ou usamos determinadas regras gramaticais, como por exemplo, o uso de mesóclise,tais como
gar-te-ei", comprar-lhe-ei", etc.
Hoje, faz-se necessário uma linguagem mais lógica, mais direta e objetiva, sem rebuscamentos, capaz de encurtar distâncias e aproximar corações, numa interação rápida e eficiente, independente de raça, cor, religião ou nacionalidade.
O internetês(linguagem da Internet) já é usado constantemente e desperta cada vez mais o interesse dos alunos, diferente da linguagem formal ensinada na escola que não se faz mais atraente para os jovens.
Dessa forma, é necessário restaurar a escola, aproximando-a da vida real dos alunos,pois deve haver um equilíbrio no processo ensino-aprendizagem.O aprendizado do português e sua forma correta de falar, ou pelo menos, o português básico, deve continuar para evitar que aconteçam abusos decorrentes de uma linguagem totalmente livre de regras.

Meu Dicionet Virtual

Hipertexto


Intertexto

Hipermídia

Portfólio 

Blog

Wiquipédia

Hiperlink

Link

Webquest

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sereias

As sereias do ensino eletrônico

O impacto das novas tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir. Seu avanço modifica completamente a vida das pessoas sobretudo a das novas gerações.

O mundo tornou-se mais aberto, as distâncias estão mais próximas, pois as pessoas trocam mais informações, através de computadores, celulares e outros aparelhos que existem por aí ou que ainda serão inventados. A sociedade foi seduzida por esse universo tecnológico.

Tanto as novas tecnologias como as tecnologias de informação e comunicação, no meu ponto de vista, agem como "sereias" do ensino eletrônico, pois fascinam a todos nós.

Os estudantes atualmente possuem maior familiaridade com as TICs, demonstrando habilidade e interesse, visando explorá-las enquanto meio de produção e conhecimento e de uso efetivo de variadas linguagens. Com relação aos alunos que ainda apresentam dificuldades. é inegável seu desejo de superá-las. porque cresce cada vez mais o interesse das crianças e jovens em entrar no mundo informatizado.

Cabe a nós, educadores, mostrarmos que esse instrumentos devem ser utilizados com moderação e responsabilidade, lembrando que A VIDA NÃO É SÓ INTERNET.

Navegação à deriva

NAVEGAÇÃO À DERIVA
quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos

Quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem

quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido

quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção

MARCUS VINICIUS QUIROGA


Navegar... navegar... Este verbo sugere transpor barreiras, aproximar corações, despertar sentimentos. Viajamos na Internet por caminhos até então desconhecidos. Há riscos de perder-se? Sim, claro, mas ao buscarmos o retorno ao ponto de partida, deparamos com mais novidades e coisas que nos encantam. O termo navegar foi muito bem empregado, pois nos remete a uma imagem de horizontes, infinito, com total liberdade de percorrer caminhos em várias direções. Ninguém está sozinho se tem como companhia a Internet. Acesse um link, digite um endereço virtual,navegue sem parar e você verá como o mundo é pequeno e as distâncias são curtas. Um certo cuidado é preciso ao lidar com o desconhecido. Navegue com cuidado, não tropeçando nos obstáculos surgidos. Tenha bom senso e boa viagem!