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segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Uso do Power Point


PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UFRJ

Módulo Material Impresso: Gêneros Textuais


Atividade 2: Comparando Gêneros Textuais


Identificação
Nome do cursista: Ivana dos Santos Rangel Turma: UFRJ 08





Após leitura dos textos Power Point com carteirinha com Power Point percebeu sua grande evolução. Os mesmos trazem informações claras e objetivas de como proceder com este aplicativo.
Power Point com Carteirinha
Se Jesus usasse Power Point não teria discípulos. Não se contam historias emocionantes com eles”.
Esse trecho vem reforçar a importância do professor na exposição de suas aulas, sendo cauteloso na elaboração de seus slides para que o mesmo não tome o seu lugar.
O mesmo relata o “tempo” do quadro negro, do pó de giz, a perda de tempo esperando o professor escrever. A forma de como era elaborado os slides, fazendo com que sua apresentação ficasse chata levando os alunos ao sono. Grande congestionamento visual, excesso de informações e textos intermináveis.
O gênero textual é uma crítica, a maneira humorada contesta a utilização do Power Point pelos professores, questiona utilização adequada desta ferramenta em classe, defendendo a opinião de que o mesmo não substitui nem o professor nem as leituras. Sua substituição é o quadro negro, fazendo uma avaliação dos pontos negativos desta ferramenta. Com relação ao modo de organização do discurso usou o autor a argumentação que busca convencer, influenciar, persuadir o leitor; defendendo um ponto de vista sobre a melhor maneira de usar o Power Point, a argumentação é baseada nas diferentes formas de utilização e suas conseqüências. Sua linguagem é clara, objetiva para que o leitor acompanhe seu raciocínio. As sequências argumentativas têm como objetivo apresentar hipóteses com bases em argumentos, estabelecer relações lógicas entre os argumentos e contra-argumentos, exemplificar e encaminhar conclusões. Ressalto que o objetivo é contestar, questionar, debater, defender opinião.
No texto Power Point tem como gênero textual a instrução, pois ensina como realizar uma ação; neste caso toda elaboração de slides. Mencionando que o mesmo, deve ser na forma de sequência com apresentações simples e rápidas. As telas podem ser compostas por textos, gráficos, sons, imagens. O texto tem o objetivo de informar, explicar e ensinar o seu funcionamento. O discurso foi apresentado na forma de exposição; com finalidade de apresentar informações sobre assuntos, de forma isenta e impessoal. Todo texto explica e descreve passo a passo a criação de slides. O mesmo é claro e objetivo com informativos para criação sem erros e com criatividade. O que predomina é ensinar a realizar uma ação, ou seja este aplicativo, o discurso é injuntivo-instrucional.
Devemos enquanto educadores ser cautelosos na elaboração dos slides para que possamos fazer o uso de forma correta, sem inverter os papéis: professor x Power Point.



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