Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ATIVIDADE 8 - EIXO 1


PROJETO "ESCOLA DE CIÊNCIAS"
Área: Ciências
Séries: 5ª a 8ª


INTRODUÇÃO
É sabido que o aprendizado de ciências não deve se limitar somente aos conteúdos programáticos ministrados em sala de aula. Com o advento das modernas técnicas eletrônicas e acesso à Internet, o conhecimento tornou-se algo bastante corriqueiro e fácil. O aluno que tem condições de usufruir dessas facilidades digitais obtém êxito em seus estudos e, consequentemente, em sua futura carreira profissional. E o aluno que normalmente utiliza tais ferramentas de estudo também mostra interesse em desenvolver projetos na área de ciência experimental.
A ciência é a mãe das disciplinas. Ela engloba um vasto leque de conhecimentos que vão desde a matemática até a geografia, passando pela história, antropologia, sociologia, biologia, química, física e até mesmo a medicina. Os conteúdos de ciências oferecem ao aluno um conjunto de informações que devem ser processados de tal forma a formar-lhe uma consciência crítica acerca dos fenômenos naturais que o cercam. Essa consciência crítica, que irá abrir-lhe os horizontes para novas descobertas, não pode ser, obviamente, apenas trabalhada em sala de aula. Faz-se necessária uma abordagem mais especulativa, incitadora, capaz de fomentar ensejos por descobertas. Nesse contexto é que se insere a ESCOLA DE CIÊNCIAS, instrumento conciliador entre a sala de aula e a prática.
OBJETIVOS
Os objetivos da ESCOLA DE CIÊNCIAS são, basicamente:
  1. exercitar, no aluno, a capacidade de refletir sobre fenômenos naturais e como esses fenômenos podem ser explicados cientificamente;
  2. fomentar a elaboração de experiências e experimentos que tentem comprovar uma hipótese;
  3. levar o aluno a concluir, por si só, a respeito de determinado fenômeno, baseado em resultados mensuráveis;
  4. comparar o conhecimento empírico e o conhecimento científico;
  5. criar uma consciência crítica acerca das conclusões e teses elaboradas a partir das hipóteses testadas através de experimentos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Existe uma vasta gama de assuntos abordados no ensino fundamental de ciências, particularmente nas quatro últimas séries. Basicamente, o conteúdo de ciências aborda os seguintes temas:
  1. a biosfera (o ambiente natural da Terra), dividida em atmosfera, litosfera e hidrosfera;
  2. estudo da água, do solo e do ar;
  3. noções de ecologia geral e interações ecológicas;
  4. verminoses, doenças transmitidas por vírus e por bactérias;
  5. classificação dos seres vivos e os cinco reinos biológicos (Monera, Protista, Fungi, Metaphyta e Metazoa);
  6. citologia básica e histologia;
  7. anatomia geral do ser humano e noções de genética;
  8. reprodução humana e noções de sexualidade;
  9. física e química básicas.
Na 5ª série incluem-se os itens a) a d), na 6ª série, os itens c) e e), na 7ª série estudam-se os itens f) a h), e na 8ª série aborda-se o item i).
Obviamente, o intuito desta ESCOLA DE CIÊNCIAS não é ser apenas uma complementação do que se estuda na sala de aula, ou uma aula de reforço de laboratório. Portanto, poderão ser incluídos outros tópicos, de acordo com o interesse e necessidade dos próprios alunos.
METODOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário