Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO


CURSO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

ATIVIDADE 1.1

Vivemos num mundo dominado pela tecnologia. Isso é um fato com o qual não podemos discordar.
As tecnologias de comunicação atingem diretamente a escola, mas não devemos vê-las como um ET, e sim como um valioso auxílio na educação de crianças e jovens, visando a construção de um Brasil melhor.
Devemos fazer uso dessas tecnologias, pois elas podem nos ajudar muito.





Precisamos ficar atentos e acompanhar o uso que nossos filhos/ alunos estão fazendo dela. Pois, às vezes, os alunos sabem mexer no Orkut, sabem postar vídeos, baixar músicas, porém eles fazem isso no âmbito social para se comunicar com suas redes sociais, mas eles não sabem, por exemplo, fazer isso num nível profissional, tornando sua experiência formativa mais ampla. Para eles “mexer na Internet” é só diversão.

 O CONHECIMENTO

Buscando o conhecimento de novas tecnologias, nós professores, esperamos enriquecer nossa prática pedagógica, fazendo com que a busca pelo saber, por parte dos alunos, seja mais prazerosa. Os professores devem conhecer muito bem essas tecnologias que foram criadas para dinamizar o processo ensino-aprendizagem.
Certas práticas pedagógicas do passado, usadas na didática tradicional não tem mais espaço nos dias de hoje. Vivemos num mundo digital e não podemos simplesmente parar no tempo e fingir que não está havendo nada.
O mundo mudou, nossos alunos mudaram, e nós, profissionais da educação, também devemos buscar mudanças. E a tecnologia é a ferramenta de que dispomos para concretizar essa mudança interior e exterior, pois “o mundo é digital” e nosso pensamento também deve ser digital. A “decoreba”, a cópia e outras práticas ultrapassadas devem ser abolidas de vez, em prol dos nossos alunos e de uma educação de maior qualidade.

ATIVIDADE 1.2


Quem me conhece percebe que tenho determinação, fé e esperança, palavras mágicas que movem a minha vida.

Sou uma professora que não desiste nunca!
Quero ensinar aprendendo e aprender ensinando.
Ensinar algo não é fácil, mas é prazeroso compartilhar conhecimentos e saber que dali vamos abrir portas para o aluno sobreviver nesse mundo tão competitivo. Procuro mostrar aos meus alunos que nós somos o Brasil, e que, quando criticamos devemos pensar na solução. Acreditar no Brasil e em nós mesmos, buscando incessantemente o conhecimento, porque sem ele não somos nada. Todo professor tem a esperança de construir um futuro melhor e eu não sou diferente. Olho cada aluno como um futuro prefeito ou presidente do Brasil, com poderes para consertar o que puder ser consertado.
Sou uma incansável descobridora de talentos e idéias. Busco aprender mais e mais no meu dia-a-dia.

Sabendo que não sou dona da verdade, “só sei que nada sei”, disponho-me sempre a aquisição de novas teorias e métodos, visando aprimorar minha prática educativa.
Cada idade tem sua sabedoria. Às vezes, minha experiência profissional de vinte e seis anos entra em choque ao lidar com novos meios eletrônicos, com as novas tecnologias, muitas vezes facilmente dominadas pelos jovens.
Uso o meu passado como referência e o meu presente como instrumento para ser um professor “antenado” com a sociedade.
Sou um eterno aprendiz.

ATIVIDADE 1.4
A escola é vista como uma instituição produtora de conhecimento. Hoje, a escola tem que preparar seu aluno para a vida, ou seja, para a disputa do mercado de trabalho, para a construção de valores dignos, transformando-os em bons cidadãos produtores de idéias que viabilizem a construção de um mundo melhor. A escola é responsável pela escolha profissional do jovem no futuro, pela execução de seu projeto de vida.
A escola, entre tantas outras funções, é também um meio de socialização, um espaço não só de aprendizado de conteúdos, mas um ambiente de formação contínua, tendo claro que o aluno é sujeito transformador e traz conhecimentos prévios.
Não podemos desconsiderar a “cultura” que a criança traz de casa ou adquire fora da escola. É inegável a influência da TV sobre os jovens. Eles usam como modelo de vida o que lhes é mostrado, às vezes, de forma errada, criando falsos valores. Não devemos desconsiderar essa influência, devemos sim observá-la e direcionar o conhecimento para um aprendizado de vida mais eficiente.
Deve haver uma proximidade entre “escola X aluno X sociedade”. O professor deve planejar suas aulas a partir do desejo dos estudantes, pois assim ele abrirá as possibilidades de romper com a idéia de que há um conteúdo a ser seguido depois do outro, numa ordem lógica para aprender. O que é fundamental na aprendizagem é o interesse por parte dos alunos e sua aplicação em situações reais. Não cabe mais ensinar por ensinar, e sim, ensinar para viver.
O professor deve ser um pesquisador ativo e não apenas transmissor de conteúdos.
ATIVIDADE 1.7

O mundo tornou-se mais aberto, as distâncias estão mais próximas, pois as pessoas trocam mais informações através de computadores, celulares e outros aparelhos que existem por aí ou que ainda serão inventados. A sociedade foi seduzida por esse universo tecnológico.
Tanto as novas tecnologias como as tecnologias de informação e comunicação, no meu ponto de vista, agem como “sereias” do ensino eletrônico, pois fascinam a todos nós.
Os estudantes atualmente possuem maior familiaridade com as TIC, demonstrando habilidade e interesse, visando explorá-las enquanto meio de produção e conhecimento e de uso efetivo de variadas linguagens. Com relação aos alunos que ainda apresentam dificuldades, é inegável seu desejo de superá-las, porque cresce cada vez mais o interesse das crianças e jovens em entrar no mundo informatizado.
Cabe a nós, educadores, mostrarmos que esses instrumentos devem ser utilizados com moderação e responsabilidade, lembrando que a vida não é só Internet.

Um comentário:

  1. muito bom, Ivana ! gostei de ver a sua dedicação e disposição para alcançar objetivos !
    As atividades estão muito boas e sua foto está um charme ! Cheia de pose, hein?! rss
    gostei!
    bj pra vc

    ResponderExcluir